A Comissão de Direito Ambiental da OAB/AC acompanhou nesta terça-feira, 20, a fase de testes dos ônibus elétricos em fase de testes do projeto de mobilidade urbana da capital. A Superintendência de Transportes de Rio Branco (RBTrans) anunciou que, após a fase de teste, serão adquiridos 20 novos ônibus elétricos para integrar a frota de transporte público local, como parte de um esforço para modernizar a frota.
Entre os benefícios dos ônibus elétricos estão a redução do impacto ambiental, devido à ausência de emissão de gases de efeito estufa e de poluição sonora, e maior eficiência energética. Além disso, segundo a RBTrans, o custo operacional a longo prazo é mais baixo se comparado ao dos ônibus movidos a diesel, o que pode refletir na qualidade do ar e beneficiar a saúde e a economia urbana.
A visita guiada à dinâmica de operação do programa de mobilidade urbana foi conduzida pela RBTrans e contou com a participação da vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem, Tatiana Carbone.