Realizada na noite de quinta-feira, 27, a abertura da VI Conferência Estadual da Advocacia Acreana. O auditório da OAB/AC reuniu diversos advogados, autoridades do Sistema de Justiça e representantes de pelo menos sete seccionais do país.
Com uma linda homenagem aos advogados que haviam sido escolhidos pelo Conselho Pleno da Seccional Acre para receber a medalha Jersey Nazareno de Brito Nunes, a maior honraria da advocacia acreana. Os homenageados foram: Jair Medeiros, Raimunda Rodrigues, Armysson Lee (in memorian) e Luiz Saraiva (in memorian).
Tutu Saraiva, viúva do saudoso Dr. Luiz Saraiva, conselheiro federal da OAB por diversos mandatos, esteve presente à solenidade juntamente com sua filha, a procuradora do Estado Daniela. Ela falou da emoção de representar o pai, que tanto atuou em defesa da Ordem e da sociedade.
“Esse é um momento muito especial para a memória dele e nós somos eternamente gratos a todos os advogados e advogados por essa oportunidade. Hoje a minha mãe está aqui presente e ela quase nunca vinha a solenidade, porque elas ficaram em casa e eu tenho certeza que se meu pai estivesse aqui hoje e visse a senhora na plateia ele entregaria essa medalha para a senhora”, completou Daniela Saraiva.
O advogado criminalista Jair Medeiros, muito conhecido por suas atuações no Tribunal do Júri, se emocionou ao receber a comenda.
“A maior emoção é que eu recebi essa medalha em vida, diferentemente do que acontece com muitas pessoas Brasil afora. E eu devo tudo isso à OAB/AC, nas pessoas do Dr. Rodrigo e da Socorro por terem lembrado de mim. Eu estou realmente muito emocionado e confesso que não esperava receber uma homenagem tão linda como esta”, ressaltou Medeiros.
Em sua fala, o presidente Rodrigo Aiache falou da importância da conferência para o fortalecimento da classe. “Estamos aqui para ouvir cada advogado e cada advogada. A gente só vai conseguir ser assertivo, entregar aquilo que a advocacia precisa se nós escutarmos a cada um deles. Então a nossa Conferência estadual serve para isso, para ouvir advocacia e poder entregar, de fato, aquilo que vai transformar a vida o dia a dia da classe”, afirmou.
Tributação na advocacia
O presidente da OAB Goiás Rafael Lara realizou a palestra magna de abertura do evento. Ele falou sobre as mudanças em um cenário de pós-reforma tributária, o que pode impactar diretamente na tributação dos escritórios de advocacia em todo o país
“Tive o privilégio de estar na abertura da conferência e trazer um tema pesado, porém um alerta muito importante que é a tributação na advocacia e os impactos que ela pode sofrer com a Reforma Tributária. Primeiro, explicar o regime de tributação nas diferentes faixas e tamanhos de escritório e a demonstração de como isso impacta a todos os escritórios”, completou Lara.