Uma falha persistente no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) tem gerado preocupações entre os advogados e advogadas do Acre. Desde a manhã de segunda-feira, 6, o sistema enfrenta indisponibilidade, impossibilitando o acesso à pasta digital dos processos e dificultando o peticionamento em casos do 1º e 2º graus. Em resposta a essa situação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) enviou um ofício solicitando mais clareza nos esclarecimentos e providências imediatas.
De acordo com o presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache, a falta de acesso ao sistema compromete a atuação dos advogados em casos urgentes, afetando diretamente a eficiência do sistema judicial. Em nota oficial, ele ressaltou: “É crucial que sejam tomadas medidas urgentes para minimizar os impactos negativos da ausência das funcionalidades plenas do e-SAJ, garantindo a recepção de petições urgentes e suspendendo audiências agendadas para os próximos dias.”
Além disso, um “Aviso” emitido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAC informou sobre a indisponibilidade do sistema desde a manhã do dia 06 e a disponibilização do serviço com a “emissão de ‘carimbo de tempo’, com autorização e CNPJ da Softplan”. Sobre esse procedimento, o presidente Rodrigo Aiache solicitou maior clareza nos esclarecimentos para orientar os advogados e as advogadas sobre como proceder.
Diante da situação, a OAB-AC reitera a importância da resolução rápida desses problemas para garantir o acesso à Justiça e a efetividade da advocacia no estado do Acre.