A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) realizou na tarde desta segunda-feira, 14, um ato público de desagravo contra o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen) devido às suas declarações proferidas em um programa de rádio local sobre a advocacia criminal.
Cerca de 60 advogados e advogadas estiveram presentes no evento conduzido pelas Comissões da Advocacia Criminal (CAC) e de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), demonstrando a indignação de toda a classe em relação às ofensas direcionadas à advocacia.
Eles organizaram uma carreata da sede da OAB/AC, no Portal da Amazônia, até a sede do Sindapen, no bairro Pedro Roseno.
Os presidentes das Comissões de Prerrogativas, Vanessa Paes, e de Advocacia Criminal, Carlos Medeiros, fizeram discursos em defesa da classe. A presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim-AC), Thais Moura Barros, também se juntou às vozes de protesto.
Helcínkia Albuquerque, conselheira federal da Ordem, Thalles Vinícius Sales, secretário-geral, e o presidente Rodrigo Aiache, também manifestaram repúdio.
“Esse tipo de insinuação e adjetivação nós não aceitamos. O desagravo é o ato mais emblemático da advocacia em resposta a uma violação ou ofensa sofrida. Nesse caso, a ofensa foi genérica, buscando prejudicar a advocacia criminal como um todo. A advocacia criminal não é cúmplice do crime, são profissionais que merecem respeito”, destacou Rodrigo Aiache.