A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) recebeu na tarde desta quinta-feira, 20, a visita do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 91 anos de existência, é a primeira vez na história que um ministro do STF visita a seccional acreana. Fachin, que cumpre agenda em Rio Branco, foi homenageado pela OAB/AC e também participou da inauguração do Estúdio da Advocacia.
“Pra mim é uma honra tê-lo na casa da cidadania e da advocacia acreana. O senhor é muito bem-vindo, não somente enquanto ministro, mas também na qualidade de advogado que vossa excelência foi. Por tudo isso é que hoje homenageamos pela sua trajetória de luta de defesa da justiça e da igualdade, sempre em busca de um Brasil melhor e mais democrático”, disse o presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache durante seu discurso.
Antes de chegar ao Supremo, Luiz Edson Fachin foi advogado por mais de 30 anos, tendo feito carreira no Estado do Paraná, apesar de ter nascido no interior do Rio Grande do Sul.
“É, de fato, com muito gosto que aqui estou. Deixei a advocacia para ingressar na magistratura. Mas, a advocacia jamais me deixou. A defesa das prerrogativas, da liberdade, da imprescindibilidade da atuação do advogado para que nós tenhamos um futuro habitável em todos os campos públicos e privados. Esse futuro pressupõe o direito a ter direitos. E a advocacia tem uma função essencial nessa direção. E é por isso que bem disse o presidente Rodrigo que esta é a casa não apenas da advocacia, mas também da cidadania, da democracia. Ou seja, é a casa que luta para que a Justiça ao fim, ao cabo, seja feita”, destacou o ministro Edson Fachin.
Inauguração do Estúdio da Advocacia
Ao término da cerimônia, o ministro Edson Fachin participou ainda da inauguração do Estúdio da Advocacia. O espaço multimídia conta com equipamentos de primeira qualidade e será utilizado para a elaboração de videoaulas, cursos on-line e podcasts.
O espaço foi elaborado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC) e atenderá tanto às comissões, quanto à própria CAAAC e à Escola Superior da Advocacia. O recurso da obra é fruto do investimento do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial Dos Advogados, a partir da articulação da presidente da CAAAC, Laura Sousa, junto ao presidente do FIDA, Felipe Sarmento.
“O estúdio vem para acompanhar essa advocacia que tem se transformando e evoluindo. E a proposta é incentivar e aprimorar o trabalho, disponibilizando essa ferramenta. Nossa ideia é fazer com que o aprendizado seja cada vez mais eficiente e inclusivo, com os eventos on-line, de forma que todos tenham acesso”, completou a presidente da CAAAC, Laura Sousa.