O diálogo interinstitucional foi realizado na última segunda-fera, 05, no Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco, e contou com a participação dos presidentes das Comissões de Segurança Pública e Institucional, Andrias Sarkis; de Acompanhamento do Sistema Carcerário, Antônio Araújo; de Direitos Humanos, Gabriel Gelpke; e de Igualdade Racial, Mary Barbosa.
Esse grupo é composto por diversas entidades do sistema de justiça e da sociedade civil organizada. O objetivo principal da reunião foi promover o diálogo entre os participantes e avançar nas ações conjuntas para enfrentar a crise no sistema penal.
Durante a reunião, foi apresentado o Relatório de Inspeção Extraordinária nas Unidades Prisionais do Instituto Penitenciário do Estado do Acre de 2022. Essa iniciativa é resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
A participação da OAB/AC nesse comitê demonstra o comprometimento da Ordem dos Advogados do Brasil com as questões relacionadas ao Sistema Penitenciário e a busca por soluções que promovam a Justiça e a garantia da preservação de direitos.