Na tarde desta terça-feira 21, em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a presidente da Comissão de Igualdade Racial da Seccional Acre, a advogada Mary Barbosa, ministrou uma palestra na Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap).
A atividade alusiva foi possível graças ao convite das assistentes sociais Mara Domingos e Luziane Ramos, do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC).
A Ciap atende homens que cumprem Prestação de Serviço à Comunidade por porte de arma, falsidade ideológica, tráfico de drogas, além de outros grupos reflexivos que se referem aos autores de violência doméstica e crimes de racismo.
Na oportunidade, foram tratados temas como: Racismo estrutural e Institucional e os crimes de Racismo e Injúria Racial no atual contexto legislativo.
“É uma iniciativa importante tomada pela administração do Iapen, em trazer essa temática para reflexão. Essa é uma forma de promover a cidadania, com estímulos à redução de vulnerabilidades sociais que envolvam os cumpridores de alternativas penais”, destacou Mary Barbosa, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/AC.