Na manhã de ontem, 26, por volta das 11 horas da manhã, foi noticiado que havia eclodido uma ocorrência de evento crítico no Complexo Penitenciário de Segurança Máxima, Antônio Amaro Alves.
Informações da SEJUSP deram conta de que 13 (treze) presos, em posse de armas de fogo de variados calibres, tomaram de reféns 01 Policial Penal e 01 detento daquela unidade e na tentativa de fuga, entraram em confronto com o Grupo Tático da unidade prisional, o que resultou em um Policial Penal ferido.
A OAB passou a acompanhar a situação desde os primeiros momentos, tendo prestado apoio às negociações, bem como, realizado visita ao Policial Penal ferido no Pronto Socorro da capital.
Foram destacadas as comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública para representação da OAB nos locais de ocorrência, tanto na Unidade Prisional quanto no Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise na SEJUSP, tendo seus representantes atuado durante toda a noite.
No início da manhã de hoje, 27, por volta das 9h40min, os rebelados se concentraram em dois pavilhões e procederam com a rendição, encerrando a rebelião.
Com o desfecho da ocorrência, informações mais precisas foram obtidas, sendo confirmados cinco óbitos e com a liberação dos reféns sem ferimentos.
A OAB Acre parabeniza as forças de segurança pública pela seriedade na condução das negociações, o que resultou na preservação da vida do agente público que estava mantido como refém, bem como dos mais de 200 policiais participantes da operação e dos internos naquela unidade.
27 de Julho – Rio Branco, Acre.
Andrias Sarkis
Presidente da Comissão de Segurança Pública e Institucional
Gabriel Maia Gelpke
Presidente da Comissão de Direitos Humanos
Rodrigo Aiache
Presidente da OAB/AC