Na tarde de hoje (06/07/2023), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/AC tomou conhecimento de que a Unimed Rio Branco promoverá, a partir de setembro de 2023, o descredenciamento de diversas clínicas que atendem centenas de pessoas do espectro autista.
Embora o descredenciamento seja uma opção administrativa da empresa, até o momento não foi apresentado nenhum planejamento de atendimento para esses usuários, o que compromete severamente o andamento dos tratamentos em curso.
Os prejuízos para os usuários com autismo já são perceptíveis, uma vez que há casos de interrupção de tratamento, alteração de datas e horários e até mesmo mudança dos profissionais que estavam realizando os atendimentos, ignorando completamente qualquer vínculo terapêutico e progresso alcançado no tratamento.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, tomará as medidas cabíveis, incluindo a comunicação ao Ministério Público do Acre, a fim de garantir as medidas necessárias em defesa das pessoas com autismo.
Rio Branco, Acre – 06 de Julho de 2023.
Leilane Clea Campos do Nascimento Ericson
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista
Socorro Rodrigues
Presidente em exercício da OAB/AC