A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) requereu à Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Acre a prorrogação de acesso eletrônico para os advogados que atuam na seara previdenciária. Em documento enviado na última quarta-feira, 25, a Ordem frisa que é fato sabido que o sistema encontra-se indisponível aos advogados, que precisam ir até uma agência da instituição para que possam proceder com suas solicitações.
“Deste modo, para que não reste prejuízo aos advogados e aos usuários do sistema, solicitamos que seja deliberado a respeito do acesso à distância de operacionalização de serviços disponibilizado pelo INSS aos advogados, ou na impossibilidade atual, visto a ausência de presidente do instituto, que seja disponibilizado endereço eletrônico ou outra forma que possibilite o envio dos requerimentos e documentos por parte dos advogados”, diz trecho do ofício enviado ao gerente executivo do INSS no Acre.
O presidente Rodrigo Aiache disse que a OAB/AC solicita que seja disponibilizada alguma alternativa de acesso eletrônico, de forma a não inviabilizar o trabalho da advocacia e sobrecarregar o atendimento presencial do INSS.
“Obtivemos conquistas significativas junto ao INSS, a exemplo da sala de atendimento exclusivo da advocacia na Gerência Executiva, fruto de muito diálogo e cooperação com a diretoria do INSS no Acre. Entretanto, entendemos que o acesso online também é fundamental até mesmo para não sobrecarregar a capacidade de atendimento presencial da instituição, por isso buscamos o restabelecimento desse serviço”, completou Aiache.