A OAB/AC instituiu nesta segunda-feira, 10, um Grupo de Trabalho para elaborar ações preventivas e de combate à violência nas escolas acreanas. A medida foi proposta pela Comissão de Segurança Pública e Institucional da Ordem. A ideia é unir esforços com as entidades da sociedade civil organizada, no acompanhamento das ações desenvolvidas pelo poder público a fim de evitar ações similares às que aconteceram em Blumenau, Santa Catarina.
“Para coibir e prevenir ações criminosas dessa natureza, bem como, atuar de maneira proativa em campanhas, reuniões e encontros voltados à discussão da necessidade do estabelecimento de condutas proativas no sentido de inibir essa prática terrorista”, diz trecho do documento.
Além da Comissão de Segurança Pública e Institucional, a Presidência da Seccional Acre envolverá também as comissões da Criança e do Adolescente e Direito Humanos para atuarem juntas no Grupo de Trabalho.
Outra iniciativa envolvendo o mesmo tema é o pedido de reunião extraordinária de urgência do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Acre (CONESPDS), da qual a OAB/AC possui assento.
Na convocação, o presidente da OAB/AC Rodrigo Aiache ressalta que os dois últimos atentados ocorridos em Santa Catarina e São Paulo não podem ser considerados episódios pontuais, “mas sim, o lamentável exemplo deve, necessariamente, motivar as instituições públicas e da sociedade civil a adotarem medidas preventivas para garantir que casos de igual ou similar natureza tornem a acontecer”.