A OAB/AC, representada pela vice-presidente Socorro Rodrigues e pela conselheira seccional e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Letícia Ribeiro, participou de uma reunião com diversas instituições em busca de um acordo para atender aos interesses dos alunos do 5º ano da U:Verse e minimizar os danos causados pelo fechamento da instituição de ensino.
A reunião realizada na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE) contou com a presença da DPE, DPU, MPU, Procon, Procuradoria da República, Ministérios Públicos Estadual e Federal, e teve como objetivo intermediar e encontrar soluções para os estudantes de direito afetados pelo encerramento do curso.
“O papel da OAB nesta intermediação é ajudar os estudantes de direito nas negociações em busca da melhor solução para tentar minimizar os impactos do fechamento do curso de graduação em Direito informado pela IES. Durante as negociações, a instituição se comprometeu a facilitar e fornecer o mais breve possível os documentos necessários para garantir a transferência para outras instituições de ensino”, destacou Socorro Rodrigues.
Na última segunda-feira, 17, o presidente Rodrigo Aiache recebeu um grupo de acadêmicos do 5º ano do curso de Direito do Centro Universitário U:Verse, que buscavam informações e alternativas para a conclusão do curso. Os alunos relataram à OAB/AC as dificuldades na obtenção de informações acadêmicas e documentos essenciais.
A Seccional Acre se comprometeu a obter informações junto ao Ministério da Educação sobre o encerramento das atividades da instituição e as possibilidades de transferência para outras instituições, além de dialogar com a U:Verse para buscar as melhores soluções para os alunos, seja na liberdade de escolher para qual instituição de ensino transferir ou na possibilidade de uma formatura especial, considerando que já concluíram mais de 90% da grade curricular.
A presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Letícia Ribeiro, informou que estão acompanhando os contratos de estágio, e a instituição de ensino se comprometeu a solicitar ao IEL e CIEE uma prorrogação do prazo até que as transferências sejam concluídas, evitando o desligamento dos estudantes de seus estágios. A OAB também solicitou que a instituição de ensino informe ao MEC sobre a situação atual por meio de um ofício.