A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), por meio de sua Comissão de Relações Internacionais, participou na quinta-feira, 16, de um seminário sobre tráfico de pessoas promovido pelo Consulado da Bolívia em Epitaciolândia.
A iniciativa do evento se deu por parte do Governo Boliviano, através da Consulesa Daniel Deysi Vélez Quijhua e a participação da OAB/AC é fruto da parceira perene entre as instituições, sendo a Seccional representada no evento pelo Presidente da Comissão de Relações Internacionais.
Participaram do evento o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Cláudio Baltazar, o delegado de Prerrogativas, Gabriel Rossi e a advogada Keila Zarate Ribeiro, além de autoridades policiais brasileiras e bolivianas.
Foram ouvidas as forças de segurança dos dois países, sobre como unir as forças no enfrentamento a essas problemáticas transfronteiriças.
“A OAB foi convidada para integrar o Seminário. Foram debatidos temas como exploração sexual e trabalho escravo, além da questão imigratória com um grande fluxo de pessoas, em sua maioria vindas da Venezuela, mas também de outros países da América Central e da África. É muito importante que a gente dialogue sobre esses temas aqui na região de fronteira”, completou o advogado Gabriel Rossi.
“O tráfico humano é só mais um tema dentre tantos assuntos imprescindíveis a serem tratados nas relações internacionais com os países da tríplice fronteira e de toda a América Latina e a OAB Acre está na vanguarda do chamado ao debate desses temas. Nossos advogados e advogadas certamente tem muito a acrescentar nesse e em tantos outros debates e na integração para a busca de uma solução para o problema”, completou Aiache.