A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) promove na tarde desta segunda-feira, 14, um ato de desagravo público em defesa da advocacia criminalista e em resposta às declarações do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindapen), Joélison Ramos de Sena.
O ponto de encontro será em frente à sede da OAB/AC, na Alameda Ministro Miguel Ferrante, a partir das 15 horas. Os advogados e as advogadas seguirão em carreata até a sede do Sindapen – na Trav. Maria Batista, nº 23, Pedro Roseno -, onde expressarão seu apoio à advocacia criminal e realizarão o ato de desagravo público contra o presidente do sindicato, Joélison Ramos de Sena.
A convocação para o desagravo ocorre em resposta às declarações feitas por Joélison Ramos durante uma entrevista no programa “A Voz do Povo”, na Rádio Cidade 107,1 FM, no último dia 02 de Agosto.
Na oportunidade, o representante sindical sugeriu que advogados e advogadas fazem atendimentos no Presidio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves durante “praticamente o dia todo” e que, ao saírem daquela unidade, ingressam nas demais unidades do Complexo Prisional FOC de maneira “estranha”, insinuando que estes profissionais estariam atuando como mensageiros de informações aos detentos.
Tratam-se de ilações repudiáveis e absolutamente desprovidas de qualquer compreensão mínima acerca da atividade da advocacia criminal e de suas complexidades, reduzindo os advogados e as advogadas a meros “mensageiros” e, o que é mais preocupante, atribuindo-lhes uma conduta criminosa sem qualquer comprovação, e consequentemente, colocando em suspeição a atividade dos profissionais da advocacia.