O presidente Rodrigo Aiache esteve na manhã desta quinta-feira, 20, na sede da Polícia Civil em Rio Branco em busca de providências e respostas investigativas acerca dos golpes virtuais aplicados utilizando nomes de advogados(as) contra cidadãos acreanos.
Na conversa com o diretor do Departamento de Polícia da Capital Interior (DPCI), delegado Pedro Paulo Buzolin, Aiache relatou o aumento nos casos de estelionato usando nomes de escritórios acreanos – número este que já passa de 100 advogados(as) vítimas – e reiterou a busca da OAB/AC por providências.
O diretor do DPCI informou à OAB Acre que os casos já estão concentrados em mãos de um único delegado, de forma a facilitar o cruzamento das informações junto à Inteligência da Polícia Civil e acelerar o andamento das investigações.
Desde Abril de 2023 a Seccional Acre tem oficialmente buscado junto à Polícia Civil respostas investigativas acerca desses casos de estelionato.
Diariamente são emitidos inúmeros alertas de fraude de criminosos que se passam por escritórios de advocacia.
A principal orientação é para que o cidadão não repasse informações a números telefônicos desconhecidos e que sempre busque primeiro falar com o seu advogado ou advogada, de forma presencial ou pelo telefone que já possui na agenda.
Além disso, jamais faça pagamentos sem antes confirmar a titularidade da conta ou CNPJ de destino da transferência ou boleto.