O presidente Rodrigo Aiache participou, na manhã desta terça-feira, 11, do início da inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao Judiciário Acreano. A comitiva do CNJ tem previsão de permanecer no estado até a próxima quinta-feira, realizando um trabalho minucioso de observação dos desafios e identificação de aspectos para melhoria no sistema de justiça local.
Durante a inspeção, a equipe do CNJ analisará a atuação nos gabinetes dos desembargadores e desembargadoras, bem como nas unidades administrativas. Além disso, serão avaliados 12 setores jurisdicionais do 1º Grau na capital. Entre eles estão a 3ª Vara Cível, 1ª e 2ª Varas de Fazenda Pública, Vara de Registro Públicos, Órfãos e Sucessões, 2ª Vara de Família, 1ª Vara da Infância e da Juventude, 1ª e 4ª Varas Criminais, 1ª Vara do Tribunal do Júri, 1ª Vara de Proteção à Mulher, Vara de Delito de Organização Criminal e Vara de Execuções Penais no Regime Fechado.
A inspeção do CNJ é uma importante etapa para identificar eventuais problemas e desafios enfrentados pelo Judiciário acreano, visando promover melhorias e aprimoramentos necessários. O objetivo é fortalecer a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela Justiça, buscando sempre aprimorar a entrega da justiça aos cidadãos. A participação do presidente da OAB/AC reforça o compromisso da Ordem em contribuir para o fortalecimento do sistema judiciário e para o avanço da justiça no estado do Acre.