A advogada Socorro Rodrigues de Souza assumiu na tarde desta terça-feira, 13, a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC). O ato simbólico de transmissão temporária do cargo, realizado na sala da Presidência, contou com a presença de advogados e familiares.
Marco Antônio Palácio Dantas, conselheiro seccional e sócio-proprietário do escritório de advocacia onde Socorro Rodrigues atuou por muito tempo foi o primeiro a falar na solenidade: “ela atuou conosco em causas complexas e de média complexidade, para empresas com mais de 2 mil empregados. Posteriormente passou no exame para juíza leiga, mas depois voltou a atuar junto conosco. Socorro, é uma grande satisfação tê-la conosco por todo esse tempo. Porque você é uma fiel escudeira da nossa categoria”.
Com 35 anos de carreira jurídica, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues de Souza, possui inscrição na OAB/AC desde 1987, com atuação na advocacia das áreas cível e consumerista. Antes de chegar à vice-presidência, foi presidente da Comissão da Mulher na OAB/AC e conselheira da Seccional. Atuou durante 8 anos como juíza leiga do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), função à qual apenas advogados(as) podem exercer.
É membra da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ) e atualmente preside a Comissão Acre da ABMCJ.
Socorro Rodrigues foi ainda conselheira de Honra do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e também do Conselho Municipal do Direito da Mulher. Atuou ainda enquanto servidora do TJAC e da Justiça Federal.
“Isso é reflexo da gestão paritária que nós construímos antes mesmo de assumirmos a Seccional para o triênio 2022-24. Me sinto muito feliz, pois formei na Ufac em 1987 e dessa turma, talvez a única da Ufac em que saíram 2 presidentes da OAB/AC, o dr. Florindo Poersch [in memoriam] e eu”, afirmou a presidente Socorro Rodrigues .
Em sua fala durante a solenidade, o presidente licenciado da Seccional Acre, Rodrigo Aiache, destacou que além de ser algo histórico, esse ato é uma demonstração de confiança.
“Não me lembro se houve na história desta Seccional uma transmissão de cargo, ainda que temporária, para uma mulher. Então, para além de ser algo histórico, esse momento representa um abraço para com a sua pessoa, Socorro. Um abraço de confiança e de solidariedade para dizer que a gestão está com você”, destacou Aiache.