Boa noite, inicialmente eu destaco que é uma honra está aqui representando meus colegas, me dirijo excelentíssimo senhor doutor presidente da ordem dos advogados do Brasil seccional do Estado do Acre Sr. Rodrigo Aiache, em nome do qual comprimento os integrantes da mesa, tenho uma imensa satisfação de cumprimentar todos e diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos presentes aqui hoje eu não poderia deixar de enfatizar o quão honrada estou em poder me dirigir aos meus colegas jurandos e tentar transmitir um pouco desse sentimento que comungamos nesta solenidade.
Tenho plena certeza que este será um dos dias que levaremos em nossos corações para sempre, o ingresso nos quadros da ordem dos advogados do Brasil não é uma mera certificação ou uma autorização profissional, esta é a possibilidade de se integrar em uma história valorosa de luta em prol dos valores da justiça e do estado democrático de direito, que outrora vivenciamos imensa dificuldade de conquistá-la.
A advocacia é uma das mais nobres funções pois é atrelada a ética, moral, exige de nós advogados, criatividade, inteligência, habilidade intelectual, emocional e sobretudo fé na justiça e no direito.
A aprovação no exame da ordem dos advogados do Brasil é um momento especial de plenitude, plenitude agora porque só nós, sabemos o que passamos para chegar aqui não é mesmo?
Dias e noites de privação de sono, cobranças, inseguranças, dúvidas, ansiedade medo, lágrimas, porque não dizer muitas das vezes renúncias até mesmo no seio familiar! Obtendo deste o apoio devido para conquista que almejávamos e hoje com a graça de deus conseguimos alcançar.
Quantas vezes estudávamos por 05 minutos e já nos imaginávamos com a vermelhinha na mão? Pensávamos no texto de agradecimento que postaríamos no Instagram com aquele print da lista de aprovados com o nosso nome destacado?
Quantas vezes depois de um dia de trabalho extenso tínhamos que olhar para o conforto da nossa cama, mas ter que optar por abrir uma vídeo-aula, um simulado e um vade-mecum para que hoje pudéssemos estar aqui?
Muito de nós chegamos a questionar porque de um exame tão rigoroso, será que consigo? Já lutei tanto até aqui? E como diz o ditado popular nadar, nadar e morrer na praia?
Realmente para compor esta honrosa instituição é deveras difícil, sabemos que muitos ficaram pelo caminho, mas se tiverem a resiliência necessária conseguirão pela persistência e pela força de vontade, irão conseguir chegar nesse momento no qual estamos todos regozijados pela vitória alcançada.
Mas e agora? O que fazer quando saímos daqui? Colegas, me desculpem se a sinceridade magoar alguns, mas infelizmente em uma semana não conseguiremos ainda comprar o carro do ano com nossos honorários advocatícios. Em uma semana, na melhor das hipóteses, estaremos nos estressando com o PJE e aprendendo a protocolar no eSAJ.
Infelizmente, nem tudo são flores. Entraremos nessa jornada tendo que suportar todos os percalços que os desafios da jovem advocacia proporcionam. A sociedade no geral nos olha com certo preconceito porque somos vistos como inexperientes, somos vistos muitas vezes como mão de obra barata, sentimos o medo de precificar honorários e findar perdendo o cliente, sentimos o temor de realizar nossa primeira audiência e o primeiro atendimento ao cliente.
E aqui, fica um pedido à essa administração: nesse primeiro momento. Queremos ter em vocês a sensação de que diante de uma dúvida, uma dificuldade, possamos ter certeza que em vocês encontraremos o auxílio necessário.
Valorizem a jovem advocacia para que possamos nos ver diariamente motivados e orgulhosos de pertencer a essa classe, porque no dia a dia, nós asseguramos que estaremos lutando incansavelmente para honrar essa classe, essa seccional, essa profissão.
E quanto a nós, jovens advogados, diante de um novo trilhar o que fazer é continuar marchando entendendo que a profissão que escolhemos não é um simples status para a sociedade, é um chamado vocacional e para um chamado dessa magnitude a gente não se acovarda nem desiste.
O imediatismo não é compatível com o exercício da advocacia. Devemos ser pacientes, perseverantes, incansáveis. Tenhamos em mente que advocacia não é somente uma profissão que vai te conferir descontos em certos estabelecimentos. Nós seremos os responsáveis por devolver aos nossos clientes a liberdade ou a inocência, os bens, o sustento, a reparação por danos e outras demandas que se façam necessárias a introdução do remédio jurídico pertinente.
É através do nosso ofício que o nosso cliente procura ter seus direitos resguardados, a integridade mantida, a dignidade garantida, a paz estabelecida e eu lhes asseguro, que lutar pelo direito e vê a justiça prevalecer diante de tantas atrocidades da sociedade contemporânea, traz uma sensação indescritível.
Em que pese a dificuldade de conceituar de maneira objetiva a justiça é imprescindível que demos a ela a importância e relevância que merece principalmente nos dias atuais onde estamos sendo acometido por diversas mazelas sociais, pela nossa quase que absoluta carência de aplicação efetiva de justiça em todos os setores, comprometendo assim a qualidade de vida e o bem comum das pessoas.
O advogado é um auxiliar da justiça somos nós que postulamos em juízo ou fora dele, em nome da nossa sociedade para assegurar a observância de direitos universais.
Temos árdua e nobre missão de defender a constituição cidadã o ordenamento jurídico, direitos humanos a justiça social e lutar pela boa aplicação das leis. A rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento das instituições jurídicas.
Mas os desafios não acabaram, precisamos lutar ainda pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por todo o exposto senhor presidente nesse momento em que nosso país vive uma distensão e polaridade política, crise pandêmica, econômica social sem precedentes é necessário estarmos atentos e prontos para que o estado democrático de direito, não seja ultrajado com requinte de autoritarismo e possamos garantir que as nossas prerrogativas profissionais sejam asseguradas com autonomia e plenitude.
É preciso senhoras e senhores nos mantermos íntegros, honesto e cultivarmos valores morais e éticos no exercício de nossa profissão, por que é através de nossas mãos que as leis são aplicadas e o direito e a justiça acontecem.
Antes de concluir eu preciso abrir mão da formalidade que esse momento exige:
Sempre existiu em mim pela forma como eu fui criada e educada a essência da verdade, que as atitudes corretas permeiam o melhor caminho para que se viva bem.
Minha mãe me ensinou que apenas uma pequena parte dos acontecimentos em nossas vidas dependem das circunstâncias, ou seja, não temos controle sobre os 10% das coisas que acontecem, mas o restante somos capazes de mudar e depende tão somente das nossas atitudes, frente as adversidades que podemos enfrentar.
Sempre existiu em mim a necessidade de me encontrar e atuar nessa área, foi quando decidi ingressar na faculdade de direito e com o apoio da família em especial do pai dos meus filhos, das minhas irmãs e não posso deixar de mencionar as orações da minha mãe o quanto me protegeu dos riscos que eu corria todas as vezes que saia de casa para enfrentar os 200km para chegar na instituição, foram colunas de impulsão, necessária para encontrar-me aqui vivenciando este momento lindo.
E creio que cada um traz na sua trajetória uma história rica que os fez chegar até aqui não é mesmo?
Quero aqui fazer uma referência a minha mãe: já dividimos tantas lutas e dificuldades, contudo senhora se manteve ali com uma fé inabalável sempre nos mostrando que o estudo nos abriria portas e que podíamos ser o que quiséssemos ser. MÃE sua filha hoje é advogada.
Aos meus filhos: Arthur e Jr, tão pequenos e as vezes sem entender porque mamãe precisava passar tantas horas estudando, mas era necessário, obrigada Arthur por todas as vezes que você olhou seu irmão para a mamãe poder se concentrar. Você foi essencial.
Everaldo, por todo esforço e apoio dedicado todo esse período, minhas irmãs a qual eu sou abençoada em ter o apoio de vocês foi fundamental. Aos Amigos os quais não poderiam ficar de fora, sou privilegiada por ter todos vocês pois nenhuma das minhas conquistas seriam possíveis.
E a partir deste belo momento que escolhi para minha vida, eu irei trilhar com bastante zelo. Minha família eu os coloco a minha frente como escudo, os quais apoiam as minhas escolhas me incentivam e investe no meu crescimento pessoal e deste modo facilitam a minha vida e absolutamente quase tudo. Eu certamente não estaria aqui hoje e não teria tido a oportunidade que tive se não fosse por essa família linda que foram excepcionais, que Deus me deu, com honra e graça Amo vocês.
Eu estou certa de que os colegas advogados sentem a mesma gratidão e admiração pelos familiares e amigos que os ajudaram nessa conquista então em nome de todos muito obrigada, por fim o meu mais sincero desejo de sucesso e vitória aos nossos advogados, eu estou convicta de que daqui sairão grandes profissionais, impulsionados pelos mais nobres sentimentos.
Gostaria de finalizar plantando em nós a esperança e fé o direito na justiça e na democracia e sejamos todos agraciados com a benção de Deus e que a nossa sociedade seja fraterna e ordeira. Deus nos abençoe ilumine permitindo que possamos defender os interesses da sociedade que merece e precisa, servindo de exemplo para as próximas gerações e contribuindo para predominância e respeito da brilhosa classe de advogados desta Seccional o meu muito obrigada.
Com carinho e o coração cheio de Sonhos, fé e na certeza de que com muita dedicação, empenho, empatia, humildade…. Vou chegar onde eu quiser!
GRATIDÃO.
Dra. Kartiele da Silva Lira OAB/AC 6.051