Na reunião do Conselho Pleno da Seccional Acre desta quinta-feira, 01, foi aprovada por unanimidade a criação da Comissão Especial de Cibersegurança e Combate a Crimes Virtuais. Essa iniciativa surge em um momento crucial, com o aumento na quantidade de crimes cibernéticos, destacando-se a preocupante proliferação de perfis falsos que se passam por escritórios de advocacia, com o intuito de extorquir clientes e causar prejuízos.
O conselheiro seccional, Gabriel Maia, atuou como relator da proposta, que recebeu amplo apoio dos membros presentes.
A presidente em exercício, Socorro Rodrigues, ressaltou a importância dessa medida para proteger a imagem dos advogados e a segurança dos usuários da internet. “Com a criação da Comissão Especial de Cibersegurança e Combate a Crimes Virtuais, a gestão da OAB/AC reforça seu compromisso com a defesa da advocacia e na busca por segurança da informação digital”, destacou a presidente em exercício da OAB/AC.
Medalha Esperança Garcia
Também foi aprovada por unanimidade a criação da Medalha da Mulher Advogada, denominada Esperança Garcia.
A proposta é a cada ano criar uma comissão para eleger uma advogada que tenha prestado relevantes serviços à classe na promoção de Direitos Humanos.

O nome da escolhida será gravado em uma medalha a ser entregue em data alusiva ao Dia Estadual da Mulher Advogada,15 de maio, homenageando Esperança Garcia, reconhecida recentemente como sendo a primeira mulher negra, escravizada, a advogar no Brasil.
Próximos eventos da OAB/AC
Ainda durante a sessão, foram apresentados aos conselheiros e conselheiras os próximos eventos da OAB/AC. No próximo dia 23 de junho, ocorrerá o Arraiá da Advocacia, a partir das 18 horas, no Clube dos Oficiais da PM e Bombeiros.
Nos dias 27 e 28 de julho será realizada a 13ª Conferência Estadual da Advocacia. Com o tema Valorização da Advocacia Acreana: Honorários e Prerrogativas, o evento pretende debater com a classe os anseios e rumos, dialogando sobre temas essenciais para o engrandecimento da profissão.