O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, participou nesta quarta-feira,25, da solenidade de recondução da defensora pública geral do Estado do Acre (DPE/AC), Simone Santiago. O evento foi realizado no auditório do Sebrae-Acre e contou com a presença de defensores públicos, advogados e demais autoridades do Judiciário, Executivo, Legislativo e Ministério Público.
Simone Jaques de Azambuja Santiago e Roberta de Paula Caminha Melo foram reconduzidas pela governadora em exercício Mailza Assis para a gestão 2023-2025, respectivamente, às funções de defensora pública geral e subdefensora pública geral.
“Essa sessão solene é extremamente especial para a minha pessoa, porque minha história de vida se confunde com a da Defensoria. Minha mãe é defensora desde 1998 e, assim que entrei na faculdade, passei a ser estagiário da DPE. Prestei serviço para praticamente todos os defensores daquela época, até 2004. E muito me orgulha hoje poder estar aqui e falar em nome da OAB enquanto testemunha do quanto a Defensoria Pública cresceu e se aperfeiçoou nos últimos anos. Desejo à Dra. Simone, à Dra. Roberta e aos demais integrantes da diretoria, os votos de sucesso e êxito na gestão”, destacou o presidente Rodrigo Aiache.
Natural de Alegrete-RS, Simone Santiago é graduada em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Alegrete-RS (1991), graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre – Ufac (1999), com especialização em Direito Processual Civil (2003). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e atualmente é doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília. Também é professora efetiva do Curso de Direito da Ufac e professora do Curso de Direito da Uninorte.
“Ao longo desses dois anos enfrentamos muitas adversidades devido à pandemia, mas também tivemos muitos avanços na estrutura tanto da capital quanto do interior para ampliar os atendimentos presenciais e virtuais, além da posse de 15 novos defensores. Só no ano passado, por exemplo, a defensoria realizou mais de 107 mil atendimentos até novembro de 2022. Queremos avançar ainda mais nesse próximo biênio”, destacou a defensora pública geral, Simone Santiago.