O presidente da Seccional Acre, Rodrigo Aiache, recebeu na tarde desta sexta-feira, 03, a visita institucional do vereador da Câmara de Rio Branco, João Marcos. Eles dialogaram sobre desenvolvimento econômico e oportunidades para a jovem advocacia. O vereador compartilhou com a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) sua proposta de isentar o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) para jovens advogados.
“Minha proposta é isentar o ISS dos jovens advogados, trouxe uma minuta do projeto para ouvir a sugestão da OAB/AC e a ideia é ampliar e aperfeiçoar cada vez mais essa proposta. Os jovens advogados não são pessoas individuais no mercado, mas sim empreendedores que mais a frente vão montar seu escritório, gerar emprego e renda na cidade. Por isso, acredito que seja fundamental incentivar nesse início de carreira para em seguida eles contribuírem muito mais com a sociedade”, destacou o vereador João Marcos.
A ideia inicial da minuta do projeto é isentar o imposto municipal nos primeiros 36 meses de exercício da advocacia para jovens advogados que comprovarem ter anualmente pelo menos 01 (uma) causa pro bono de clientes que residam em Rio Branco e sejam comprovadamente hipossuficiente. Além disso, no período entre 36 e 60 meses, a ideia é reduzir em 50% a cobrança do ISSQN.
Entretanto, o vereador se colocou à disposição para receber sugestões da OAB/AC antes de apresentar o projeto na Câmara de Vereadores.
Além do presidente Rodrigo Aiache, participaram da conversa a secretária-geral adjunta Carol Afonso Cabral, o tesoureiro Carlos Lamas, além das presidentes das Comissões da Jovem Advocacia e de Assuntos Legislativos, respectivamente, Paula Belmino e Janaína Marszalek.
“Enxergamos essa iniciativa como algo positivo para nossa classe. A OAB/AC estará em qualquer projeto, ainda que não seja relativo à advocacia, mas se for de interesse da sociedade, seguimos de portas abertas para somar esforços e colaborar com melhorias para a nossa sociedade”, completou Rodrigo Aiache.